Banco Central Europeu pondera criar um “criptoeuro”

Banco Central Europeu (BCE) está estudando a criação de concorrência para as tradicionais notas de papel timbrado e moedas de euro. O primeiro euro digital, ou “criptoeuro” como poderá ficar conhecido, está em fase de estudo.

Esta semana, o BCE lançou o projeto-piloto para lançar a primeira criptomoeda com chancela da União Europeia (UE).

O projeto tem a duração estimada de cinco anos até à eventual emissão do primeiro euro digital e entra em outubro na “fase de investigação”.

Só após esta primeira fase, que deverá durar dois anos, é esperada uma decisão definitiva sobre a criação do euro digital.

“Analisaremos como um euro digital poderia ser concebido e distribuído a comerciantes e cidadãos, bem como o impacto que teria no mercado e as alterações a efetuar à legislação europeia – se alguma”, explica o BCE.

Após a investigação, o regulador financeiro europeu prevê passar ao desenvolvimento e teste de possíveis soluções, “em colaboração com instituições de crédito e empresas, que poderiam disponibilizar a tecnologia e os serviços de pagamento”.

primeira criptomoeda a ser emitida pelo Eurossistema, que integra o BCE e os bancos centrais de cada Estado-membro da UE, destina-se a estar “acessível a todos os cidadãos e empresas“, com o mesmo valor facial do euro físico e para o complementar, não para substituir as notas e moedas tradicionais, garante o BCE, em comunicado.

Um euro digital continuaria sendo um euro, tal como as notas de euro, mas em formato digital.

Seria uma forma eletrónica de moeda emitida pelo Eurossistema (o BCE e os bancos centrais nacionais) e acessível a todos os cidadãos e empresas.

Um euro digital complementaria o numerário, não o substituiria. O Eurosistema continuará assegurando que tem acesso ao papel moeda em toda a área do euro.

Banco Central Europeu em Comunicado

De acordo com os princípios deste ainda projeto-piloto, o euro digital tem por objetivo disponibilizar apenas mais “uma opção de pagamento simples, universal, aceite, segura e fiável”, e “contribuindo para a acessibilidade e inclusão”.

A emissão do primeiro euro digital, confirmando-se a aprovação deste recurso monetário, prevê-se demorar “pelo menos cinco anos”.

As informações são do site: https://pt.euronews.com/2021/07/14/banco-central-europeu-pondera-criar-um-criptoeuro

Compartilhe:

Veja mais