Como o Circle poderia criar uma moeda digital apoiada pelos EUA

O Crypto Giant Circle anunciou sua intenção de se tornar um banco, totalmente regulado pelo Federal Reserve, pelo Gabinete do Controlador da Moeda e pelo FDIC.

Por que é importante: ainda estamos muito longe de isso acontecer. Mas se isso acontecer, o stablecoin USDC da Circle pode se tornar uma moeda digital de fato do banco central.

Como funciona: o sonho de Circle é se tornar um banco estreito – um que evite inteiramente o sistema bancário de reservas fracionárias e, em vez disso, coloque todos os depósitos em reserva no banco central.

  • Apenas os bancos podem abrir contas diretamente no banco central, que os credita com dinheiro puro.
  • No caso da Circle, os “depositantes” seriam os detentores do USDC, e a garantia do USDC seria o dinheiro em depósito no Fed. O Circle embolsaria para si os juros que o Fed paga sobre as reservas bancárias.

O quadro geral: se o sonho se tornasse realidade, o Circle estaria efetivamente emitindo uma criptomoeda apoiada pelo próprio Fed – para todos os efeitos, uma moeda digital do banco central, ou CBDC.

  • Se o Circle tivesse permissão para fazer tal coisa, então presumivelmente outros bancos também o fariam, e rapidamente começariam a competir entre si para repassar a maior parte ou todos os juros que o Fed paga sobre as reservas.
  • Comprar esses stablecoins seria o mesmo que ter dinheiro depositado diretamente no Fed.

Nas entrelinhas: um futuro banco chamado TNB tentou fazer operações bancárias estreitas nos Estados Unidos e não chegou a lugar nenhum. O Fed não gosta da ideia, por razões bem explicadas por Matt Levine da Bloomberg em 2019.

  • O sistema bancário de reservas fracionárias é o motor que impulsiona a criação de dinheiro e até mesmo o capitalismo moderno. O banco de reserva total corre o risco de mexer com esse modelo de uma forma que pode se revelar perigosa.

Seja inteligente: o diretor de estratégia do Circle, Dante Disparte, diz à Axios que a empresa ainda nem iniciou o processo de candidatura para se tornar um banco; acaba de anunciar sua intenção de fazê-lo. Disparte diz que está disposto a fazer “tudo o que os legisladores quiserem”.

  • Isso pode significar desistir do sonho de ter 100% dos ativos na forma de reservas do Fed – embora isso seja algo que todos os outros bancos têm permissão para fazer.

Conclusão: a maioria dos ativos na maioria dos bancos são empréstimos que podem, em teoria, entrar em default. Isso também é verdade para os ativos da Circle, agora – eles são principalmente papéis comerciais e outros empréstimos de baixo risco.

  • Mudar para um sistema sem risco criaria um CBDC backdoor. Parece improvável que o Fed deixasse isso acontecer sem ser extremamente deliberado a respeito.

As informações são do site: https://www.axios.com/circle-crypto-digital-currency-bank-48656581-84ce-4c9e-9ce0-0f44be20c9a3.html

Compartilhe:

Veja mais