O Crypto Giant Circle anunciou sua intenção de se tornar um banco, totalmente regulado pelo Federal Reserve, pelo Gabinete do Controlador da Moeda e pelo FDIC.
Por que é importante: ainda estamos muito longe de isso acontecer. Mas se isso acontecer, o stablecoin USDC da Circle pode se tornar uma moeda digital de fato do banco central.
Como funciona: o sonho de Circle é se tornar um banco estreito – um que evite inteiramente o sistema bancário de reservas fracionárias e, em vez disso, coloque todos os depósitos em reserva no banco central.
- Apenas os bancos podem abrir contas diretamente no banco central, que os credita com dinheiro puro.
- No caso da Circle, os “depositantes” seriam os detentores do USDC, e a garantia do USDC seria o dinheiro em depósito no Fed. O Circle embolsaria para si os juros que o Fed paga sobre as reservas bancárias.
O quadro geral: se o sonho se tornasse realidade, o Circle estaria efetivamente emitindo uma criptomoeda apoiada pelo próprio Fed – para todos os efeitos, uma moeda digital do banco central, ou CBDC.
- Se o Circle tivesse permissão para fazer tal coisa, então presumivelmente outros bancos também o fariam, e rapidamente começariam a competir entre si para repassar a maior parte ou todos os juros que o Fed paga sobre as reservas.
- Comprar esses stablecoins seria o mesmo que ter dinheiro depositado diretamente no Fed.
Nas entrelinhas: um futuro banco chamado TNB tentou fazer operações bancárias estreitas nos Estados Unidos e não chegou a lugar nenhum. O Fed não gosta da ideia, por razões bem explicadas por Matt Levine da Bloomberg em 2019.
- O sistema bancário de reservas fracionárias é o motor que impulsiona a criação de dinheiro e até mesmo o capitalismo moderno. O banco de reserva total corre o risco de mexer com esse modelo de uma forma que pode se revelar perigosa.
Seja inteligente: o diretor de estratégia do Circle, Dante Disparte, diz à Axios que a empresa ainda nem iniciou o processo de candidatura para se tornar um banco; acaba de anunciar sua intenção de fazê-lo. Disparte diz que está disposto a fazer “tudo o que os legisladores quiserem”.
- Isso pode significar desistir do sonho de ter 100% dos ativos na forma de reservas do Fed – embora isso seja algo que todos os outros bancos têm permissão para fazer.
Conclusão: a maioria dos ativos na maioria dos bancos são empréstimos que podem, em teoria, entrar em default. Isso também é verdade para os ativos da Circle, agora – eles são principalmente papéis comerciais e outros empréstimos de baixo risco.
- Mudar para um sistema sem risco criaria um CBDC backdoor. Parece improvável que o Fed deixasse isso acontecer sem ser extremamente deliberado a respeito.
As informações são do site: https://www.axios.com/circle-crypto-digital-currency-bank-48656581-84ce-4c9e-9ce0-0f44be20c9a3.html